Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tutorial Glary Utilities - Otimizando o computador com o Glary Utilities

Cada dia que passa se torna mais fácil manter o computador estabilizado e livre de problemas, alguns softwares fazem um trabalho muito completo bastando alguns cliques e um deles que recomendo é o Glary Utilities, se você ainda não tem, faça o download da versão atualizada clicando aqui.

Se o seu computador está lento você pode usar a manutenção 1-click, que o programa fará uma varredura no pc buscando arquivos temporários, registros inválidos, remover spyware e adware, todos pequenos problemas que juntos vão desestabilizando o computador. Para que tenha inicio essa varredura basta abrir o Glary Utilities escolher Manutenção 1-Click e em seguida apertar o botão Procurar por problemas. Feita a varredura clique em Corrigir problemas e pronto, seu pc vai ganhar vida nova.


Mas o programa não se restringe somente a isso, existem opções avançadas também que lhe ajudarão a dar um "plus" na máquina, pra isso escolha a seção Módulos, como aparece na imagem abaixo.
Dentro dessa seção existem cinco sub-seções com serviços de diagnósticos bem variados.

Limpar e Reparar: Tudo que seja relacionado a exclusão e reparo de arquivos está nessa guia, se o seu hd está muito cheio basta usar as opções disponíveis que o programa vai liberar excluindo arquivos desnecessários.

Otimizar e Melhorar: Aqui é possível melhorar o desempenho do computador otimizando a memória, desfragmentando o disco atravéz da ferramenta Registry Defrag, analizando quais programas estão consumindo mais memória ao serem inicializados junto com o Windows

Segurança: Muito útil, você pode recuperar arquivos deletados atravéz da ferramente File Undeleted, cripitografar seus arquivos evitando assim o acesso de terceiros a algo que você deseja, bem como limpar rastros da internet.

Arquivos e Pastas: Atravéz das ferramentas disponíveis é possível achar arquivos duplicados, pastas vazias mas muito cuidado porque muitas das que aparecem são pastas do sistema, pense bem antes de excluir.



Então se você acha que o seu pc ta muito lento e quer dar uma melhorada o Glary Utilities ajuda, mas não faz milagres, o uso dele nao precisa de nenhum tutorial muito extenso, basta seguir oque o programa mostra tomando cuidado somente com a exclusão de arquivos do sistema, no mais, uso e recomendo

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Tutorial Youtube - Baixando vídeos do Youtube

Pra baixar vídeos do site Youtube é necessário algum programa como o Vdownloader, se você ainda não tem clique aqui e faça o download.
Feito isso, entre na página do Youtube ou de qualquer outro site compatível com o programa e copie a URL do site, é possível fazer isso pela barra de endereços do navegador ou pelo código fornecido no canto direito da tela, como mostra a imagem abaixo.


Feito isso, abra o Vdownloader e onde está escrito URL DO VÍDEO cole a que você copiou, normalmente se você entrar na página do Youtube e o programa já estiver aberto, automaticamente aparecerá a tela pra pra salvar o vídeo, bastando escolher onde você quer que seja armazenado o mesmo e clicando em salvar.


Se você seguiu todos os passos até aqui, o donwload irá começar, bastando esperar até o que ele termine, se for baixar outros vídeos o procedimento é sempre o mesmo.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alterando configurações do Hotmail

Pra personalizar o seu hotmail e deixa-lo com sua cara é muito simples, na tela de entrada logo após ter feito o login vá até o menu opções e clique em mais, como mostra a imagem abaixo.


Na tela seguinte é possível alterar várias configurações do seu hotmail desde aparência, criação de pastas adição/exclusão de contatos e também é possível alterar a senha do email, pra isso na guia gerenciar sua conta clique em exibir e editar suas informações pessoais, aparecerá um outra tela pedindo sua senha e em seguida é possível fazer a alteração da senha.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Propriedades da barra de tarefas

Falando mais um pouco sobre as propriedades do Windows, vamos conhecer as propriedades da barra de tarefas, é algo bem simples e rápido de se configurar.

No Windows XP existem duas formas de abrir essa guia, pode ser clicando com o botão direito do mouse na própria barra de tarefas e escolhendo propriedades ou abrindo o painel de controle e escolher barra de tarefas e menu iniciar.
Feito qualquer uma da duas opções aparecerá uma tela com a que está na imagem abaixo, geralmente as opções mais usadas são: Ocultar automaticamente a barra de tarefas, que faz com que sempre que a seta do mouse sair de cima a barra automaticamente vá para baixo e outra muito usada é a barra de inicialização rápida, onde é possível escolher programas que terão seus ícones fixos na barra de tarefas e será possível abri-los com um único clique do mouse.


Clicando no botão personalizar você poderá alterar a forma com os ícones que aparecem perto do relógio são vistos, são três opções: Ocultar quando inativo, isso quer dizer que sempre que não estiverem em uso a barra rolante vai ficar sobre ele, sempre ocultar nesse caso independente de qualquer situação o ícone nunca vai aparecer e sempre mostrar, se você quiser ter acesso rápido a algum programa como o messenger por exemplo, deixe assim.



Sempre que fizer qualquer alteração, clique em aplicar antes de apertar ok.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tutorial Youtube - Como postar vídeos no Youtube

É muito simples colocar um vídeo no youtube, mas só recomendo pra arquivos pequenos e pra quem tem uma conexão acima de 2MB pelo simples fato da demora, com uma conexão de 4MB o tempo pra upar um arquivo de 15MB é de 5 minutos.
Primeiro de tudo, na página inicial no lado direito próximo ao botão pesquisar passe a seta do mouse no botão enviar, logo em seguida vai abrir um segundo menu então escolha enviar arquivo de vídeo, como mostra a imagem abaixo.


Na página envio de arquivo de vídeo existirá um botão enviar vídeo, clique nele e escolha o arquivo do seu computador que você deseja enviar selecione ele com dois cliques ou um clique e aperte enter e pronto, basta esperar a barra do vídeo terminar sinalizando que o arquivo foi enviado com sucesso, preencher a descrição, palavras chave que ajudarão quem pesquisar a achar seu vídeo, a categoria e salvar as alterações, fazendo isso seu vídeo estará disponivel para o mundo inteiro ver.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Propriedades de Vídeo do Windows XP

Continuando a falar sobre pequenas alterações no Windows, vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades de vídeo, onde você pode alterar todo o visual da tela.

Temas: Como o próprio nome diz aqui é possível alterar o tema do Windows, é possível escolher o padrão ou, usando arquvos modificados, colocar um mais estilizado, pra isso é necessário modificar um arquivo do sistema, mas deixarei essa parte pra um post futuro

Área de trabalho: Altera o plano de fundo ou papel de parede da tela do Windows, pode ser usado qualquer uma das opções que já vem junto com o sistema ou uma imagem qualquer a sua escolha, pra isso bastando clicar no botão procurar e em seguida selecionar o arquivo. Também é possível mudar os ícones usando o botão personalizar área de trabalho e na tela seguinte alterar ícone, nesse caso você também pode usar os padrões ou baixar na internet pacotes de ícones pra dar uma estilizada melhor.

Proteção de tela: É a tela que aparece quando o computador fica determinado tempo sem ser utilizado, além do tema é possível escolher depois de quanto tempo de inatividade ela aparecerá. No botão energia, você pode escolher algumas opções de gerenciamento de energia, útil pra quem usa o computador no trabalho.

Aparência: Alteração do tamanho dos ícones, esquema de cores, no guia efeitos é possível alterar opções de cores, sombreamento. Já no botão avançado é possível alterar todo esquema de cores não só da área de trabalho, mas também das pastas a menus que você abre com frequência.

Configurações: Aqui é possível alterar o tamanho da tela atravéz da resolução da tela, quanto mais pixels menor será a aparência que você vê. Outra opção é alterar o esquema de cores na guia qualidade da cor, útil pra computadores menos potentes.


Continuando a falar sobre pequenas alterações no Windows, vamos conhecer um pouco mais sobre as propriedades de vídeo

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Alterando propriedades do menu iniciar

Algumas alterações podem ser feitas no menu iniciar, para isso basta clicar no botão Iniciar, em uma área qualquer do menu aberto clique com o botão direito do mouse e vá até propriedades, e clique em Personalizar, abrirá uma janela como a da imagem.
No guia Geral, é possível fazer alterações básicas de visual como: tamanho dos ícones, lista de programas mais acessados e a quantidade em que eles aparecerão, e os programas padrões que irão aparecer sempre que você acessar o menu.


Na guia avançado é possível fazer outras alterações como incluir ícones do Meu Computador, Meus Documentos, Conexões de rede, pra isso bastando ir até "Itens do menu Iniciar" procurar as alterações desejadas e escolher a melhor opção do seu ponto de vista.



Alterações básicas, mas que podem ajudar a melhor o visual e facilitar o acesso a determinados serviços do seu computador


terça-feira, 21 de julho de 2009

Alterando data e hora do Windows XP

Uma tarefa simples, mas talvez quem iniciou hoje no mundo dos computadores ainda não saiba, alterar a data e hora do Windows. Geralmente ela já vem ajustada na bios do computador, mas talvez por algum motivo mesmo que seja rarissimo ela pode ter se alterado e você não sabe mudar? Sem problemas, uma explicação rápida vai resolver esse pequeno imprevisto. Primeiro de tudo, existem duas formas de acessar as propriedades de data e hora, clicando no menu Iniciar e indo até o Painel de Controle, ou dando dois cliques com o botão esquerdo do mouse no relógio da barra de tarefas, que fica no canto inferior esquerdo do tela. Feito isso, basta fazer as mudanças desejadas e clicar no botão Aplicar, antes de sair. Pronto, resolvido seu problema.


segunda-feira, 20 de julho de 2009

Internet: Vídeos Online

Um dos serviços que mais se popularizou nos últimos anos, os sites de vídeo online oferecem uma variedade enorme de conteúdo, desde comerciais que aparecem na tv, séries famosas, cápitulos de novelas, filmes e mais recentemente empresa tem usado eles como uma ferramenta de marketing.
Vou listar aqui os três que acesso com mais frequência.

Youtube: Líder absoluto, você encontrará praticamente vídeos sobre tudo aqui, filmes, vídeo aulas, desenhos, comerciais. Uso ele pra ver séries de desenhos antigos que assistia, treinar meu inglês já que muitos nativos postam vídeos com aulas e ver clipes musicais, muito bom mesmo. Bem intuitivo, você não vai ter dificuldade em acessá-lo
Acesse o site: www.youtube.com



Google video: Quando foi criado era pra ser um serviço diferente do youtube, já que teria conteúdo de mais qualidade, vídeos com definições melhores, mas desde que o Google comprou o Youtube, virou uma extensão do mesmo, os vídeos que você encontra em um também existe no outro. O grande diferencial é que quando e feita uma busca por vídeos o site usa os mesmos critérios do google pra localizar conteúdo, ou seja, faz uma varredura por toda web, então aqui você acha vídeos de vários outros sites.
Acesse o site: www.video.google.com



Dailymotion: Um bom canal de vídeos online, peca por ser um site mais pesado do que os outros dois, mas tem um conteúdo muito bom, canais diferenciados e uma comunidade muito grande mesmo, vídeos de ótima qualidade.
Acesse o site: www.dailymotion.com



Sua participação é muito importante para o blog, se de alguma forma os textos do blog foram úteis deixe um comentário.

Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário aqui ou mande um email guiadoiniciante@gmail.com

História de bandas, review de cd's, tudo sobre rock visite: guiadorocknroll.blogspot.com

domingo, 19 de julho de 2009

Tutorial CCleaner

Todos os dias quando você acessa o computador, navega na internet diversos arquivos são armazenados no seu computador, muitos desnecessários como cookies de navegação na internet, programas instalados/desinstalados, arquivos de messengers. Esses arquivos são alguns dos responsáveis por deixar o seu pc lento, e o CCleaner é uma ótima ferramenta pra eliminar os arquivos e otimizar o desempenho do seu PC. Uso ele a 2 anos e recomendo vamos conhecer as ferramentas desse programa.

Limpeza: Remove arquivos do Windows e dos Programas instalados em seu pc, arquivos de internet, cookies, relatórios dos Windows, arquivos gerados por messengers, players de aúdio e vídeo, uma limpeza completa que concerteza ajudará o seu computador a ganhar desempenho.
Como Usar?: Abra o CCleaner, no menu Limpeza, como mostra a imagem abaixo, terão duas opções Analisar e Executar Limpeza, primeiramente faremos a análise basta clicar no primeiro botão e aguardar. Feito isso aparecerá na tela os arquivos encontrados e que podem ser removidos, agora basta clicar em Executar Limpeza, aguarde o fim do scaneamento e pronto, seu pc ganha vida nova.



Registro: Faz uma varredura no registro do sistema procurando erros, remove entradas inválidas, ótimo pra manter o sistema estável e sem lentidões. Na tela é mostrado os motivos pelos quais a entrada foi considerada inválida e você terá a opçao de tirar a seleção caso ache necessário.
Como usar?: Abra o CCleaner, no menu Registro, terão duas opções:Procurar erros e Corrigir erros selecionados, clique no primeiro e aguarde o scaneamento. Feito isso analize e veja se há necessidade de tirar alguma das entradas, caso contrário clique em Corrigir erros selecionados, aparecerá uma tela pergutando se você quer fazer um cópia das alterações, clique em sim, após ter salvado outra tela surge, clique em corrigir todos os erros selecionados. Pronto a correção é feita e seu computador já ganhou mais uma otimização



Ferramentas: Tem opção de instalar e desinstalar programas, bem como a seleção de programas inicializados com o sistema, essas ferramentas o próprio Windows oferece, mas usando o CCleaner você terá acesso a diversos serviços já vistos durante todo o post, vamos conhecer um pouco mais dessa aba.
Desinstalar programas: Executar desinstalador, selecione o programa que você deseja excluir do seu pc e aparte esse botão, todo o processo será feito automaticamente em seguida.
Renomear entrada, muda o nome do programa selecionado.
Remover entrada, remove o nome do programa da lista, não sendo feita a desinstalação.
Programas iniciados: Você pode remover ou desabilitar, programas que são iniciados com o computado, pra isso basta selecionar o programa que você deseja desabilitar ou remover e apertar o botão respectivo. Acoselho somente desabilitar, mas caso tenha certeza de que quer remover basta clicar no botão Remover entrada.


Opções: Configurações gerais do programa, atualizações automática, tipos de cookies a serem removidos, opções de remoção de arquivos, mantendo as opções padrão do programa os resultados já serão satisfatórios.

Sua participação é muito importante para o blog, se de alguma forma os textos do blog foram úteis deixe um comentário.
Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário aqui ou mande um email guiadoiniciante@gmail.com

História de bandas, review de cd's, tudo sobre rock visite: guiadorocknroll.blogspot.com

sábado, 18 de julho de 2009

Ferramentas do Sistema

Dando continuidade a pequenos utilitários que o próprio Windows oferece pra resolver pequenos problemas, vamos conhecer hoje algumas ferramentas do sistema, são elas:Desfragmentador de disco, informações do sistema e restauração do sistema. Pra você ter acesso a qualquer uma das três siga esses passos. Clique no botão Iniciar, vá até a pasta Acessórios e logo em seguida na pasta Ferramentas do Sistema.

Desfragmentador de disco:
utilitário que vai realocar arquivos do seu computador de forma a otimizar o sistema. Essa é outra forma de tentar diminuir a lentidão do seu pc, faça isso principalmente se instalar e desinstalar programas com muita frequência.


Informações do sistema: Muito útil quando é feito a formatação do computador e você tem algum problema relacionado a falta de instalação de drivers, aqui tem toda informação do seu sistema, placa de vídeo e som instaladas, memória RAM, foramtou o pc e não lembra dos drivers? Entre em informações so sistema pra refrescar sua memória.


Restauração do sistema: Interessante usar quando você instalar algum programa ou driver e perceber que o desempenho da tua máquina diminuiu ou apresentou problemas, tenha certeza que realmente quer fazer isso, porque usando a restauração seu sistema será alterado e todas as alterações feitas até o momento que você optar por isso serão apagadas. É intuitivo, basta seguir o passo a passo que não terá problemas.



Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário aqui no blog ou mande um email guiadoiniciante@gmail.com.

História de bandas, review de cd's, tudo sobre rock visite meu novo blog guiadorocknroll.blogspot.com

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Usando o Utilitário de configuração do sistema

Seu computador ta demorando muito pra inicializar? você entra na tela do Windows e parece que trava o pc? Vamos usar o Utilitário de configuração do sistema para resolver isso. Clique no botão Iniciar, em seguida clique em Executar, e então digite msconfig. Na imagem abaixo você pode ver que existem alguns programas e processos selecionados, quais você pode excluir?Todos que tem no começo a palavra Arquivos de Programas, geralmente são programas inicializando junto com teu pc que podem "lerdiar" a entrada do Windows. Evite tira a seleção qualquer um dos processos que contenham a palavra System.


Outra tela interessante é a de Ferramentas, ela funciona basicamente como um Painel de Controle, mas tem outros serviços como IPCONFIG e Prompt de Comando, mas como estamos falando de usuário iniciante, vamos ficar somente com essas duas guias, caso você prefira configurar internet, segurança ou adicionar e remover programas por aqui, também é possível


Dúvidas? Sugestões? Deixe um comentário aqui no blog ou mande um email guiadoiniciante@gmail.com.

História de bandas, review de cd's, tudo sobre rock visite meu novo blog guiadorocknroll.blogspot.com

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Internet: Comunicadores instantâneos(Messenger)

Agora que você já está navegando na internet, já tem seu email, vamos começar a usar um comunicador instantâneo ou mais popularmente conhecidos como messenger e assim será possível você conhecer muitas pessoas, falar com amigos, pessoas que moram em outras cidades e países.

Windows Live Messeger (msn): Disparado o messenger mais usado, dificilmente você vai conhecer alguém pela internet que não o usa, tem um visual bonito que você pode personalizar como novos temas, opções para webcam, mensagens para celular, mensagem por voz além de alguns joguinhos bem bacanas. Sempre usei desde as primeiras versões.
Download da versão atualizada clique aqui

Yahoo Messenger: Um messenger bacana, visual bonito, tem integração com outros messengers, isso quer dizer que se você quiser usa-lo mas falar com pessoas que tem o Windows Live por exemplo, é possível. Tem integração com o Yahoo Chat, você pode ficar batendo papo tanto pelo messenger como pelo chat sempre achei legal isso. Opções para webcam, mensagem de voz que sempre achei a melhor, mesagens para celular.
Download da versão atualizada clique aqui


Google Talk: Comunicador bem básico, visual simples, mas tem serviços de mensagem de voz.
Download da versão atualizada clique aqui



Windows: Gerenciador de Tarefas

Existem algumas ferramentas que o Windows oferece que muitas vezes podem resolver pequenos problemas que aparecem enquanto você usa o computador, programas que não respondem, processos que continuam em execução mesmo depois de finalizados, esses são problemas simples de resolver com o Gerenciador de Tarefas, é sobre ele que escreverei hoje.
Na imagem abaixo veja que existem quatro abas: Aplicativos, processos, desempenho, rede e usuários, escreverei sobre as duas primeiras que são as mais usadas.
Aplicativos: Mostra os aplicativos que estao ativos no momento, nessa página você pode: finalizar um processo, geralmente quando um programa trava e para de receber aos comandos, basta clicar no botão Finalizar Tarefa, essa é a principal utilidade da aba Aplicativos.

Processos: exibe todos os processos que estão sendo executados no momento, desde programas como navegador, messenger, até arquivos do Windows que auxiliam no funcionamento do mesmo. Uma boa utilidade dessa aba é finalizar programas que rodam "escondidos" e acabam influenciando no desempenho do seu sistema, mas só faça isso se tiver certeza, pastas SYSTEM geralmente são processos imporantes, não finalize.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Windows: Criando uma senha de usuário

Pra evitar que alguém que você não queira, como aquele primo que você não vê a um ano, fique bisbilhotando seu computador quando vem fazer aquela visitinha indesejada, o Windows oferece a opção de colocar senha e isso é muito simples como vou mostrar agora, vamos lá?

Primeiro passo: Clique no botão iniciar, vá até Painel de Controle e de um clique. Na página do Painel de Controle vá até o ícone Contas de usuário e abrirá uma tela como essa logo abaixo. Clique na conta Administrador ou em Alterar Conta.


Segundo passo: Na tela onde aparece a seguinte pergunta "Oque você deseja alterar em sua conta?", clique em Criar uma senha, você pode ver como é essa tela na imagem logo abaixo.


Terceiro passo: Criar uma senha para sua conta,aqui basta você preencher todos os campos como estão sendo pedidos, use uma senha que você tenha facilidade de lembrar, de preferência que não sejam datas de aniversário, o lembrete é importante, feito isso clique em criar senha, aparecerá uma outra tela, como você quer privacidade então deixe na primeira opção mesmo.


Pronto, agora da próxima vez que teu primo chato aparecer por ai, ele não vai mais conseguir ficar bisbilhotando seu pc, não esqueça de deixar uma conta de visitante aberta, pra ele ficar todo feliz jogando Paciência.

Segurança na Internet, antispywares e adwares


Você pode se perguntar, “Mas pra que antispyware se tenho um antivírus?”, segurança nunca é demais, geralmente spywares entram em seu computador atravéz de vírus, mas levando em consideração que a maioria dos antivírus não consegue detectar todos é importante sempre ter um antispyware em seu computador. Vamos ao que interessa, os 3 principais antispywares grátis do mercado.

Spybot-Search & Destroy: Muito popular, alguns o acham o melhor, usei por algum tempo e é realmente bom, pega muita coisa indesejada no seu pc, não tem um visual muito bonito mas é bem funcional, e é isso oque importa, bem intuitivo, você vai se adaptar rapidamente a ele.

Download da versão atualizada clique aqui



Ad-Aware- Um dos mais famosos também, tem uma interface mais agradável, de fácil navegação, só um pouco mais pesado do que o Spybot, detecta bastante arquivo nocivo, antigamente era melhor, mas vale a pena testar

Donwload da versão atualizada clique aqui

adware


Microsoft Windows Defender: esse daqui é oque uso, ganhou força desde que foi lançado e hoje em dia é um dos mais usados, ele faz todo o processo oculto e automaticamente, você não precisa ficar o tempo todo abrindo e pedindo para ele scanear, é um bom programa, leve e muito intuitivo, provavelmente você não terá dificuldades em mexer nele.

Download da versão mais atualizada clique aqui

defender


Nos próximos posts continuarei a escrever sobre segurança na internet e no computador pra finalizar essa série, fiquem ligados

Segurança na Internet, antivírus

Esse assunto talvez seja um dos mais importantes para quem começa a usar o computador e por consequência a internet, particularmente uso a 6 anos e nesse tempo meu computador nunca parou de funcionar por causa de vírus, nunca tive email hackeado, e sempre usei internet banking e compras online sem problemas algum, mas como todo usuário que um dia começou a usar a internet tive minhas dúvidas no ínicio e tentarei resumir alguns cuidados básicos para você não ter problemas futuros com seu pc e/ou dados pessoais.

Primeiro de tudo, sempre mantenha seu computador protegido com anti virus, anti spyware, colocarei aqui 2 dos mais conhecidos do mercado, todos gratuitos e dar nomes de outros bem posicionados no mercado.

AVG Anti Virus: O mais popular dos anti virus gratuitos, ele é bem simples de usar praticamente todo intuitivo, usei ele por alguns anos, pega bastante coisa ruim do seu pc, mas como a maioria dos programas gratuitos não faz uma limpeza completa do seu computador. É leve, tem um visual bacana.

Download da versão atualizada clique aqui

avg

Avast Home Edition: o anti virus que uso, tem um teste de memória logo que você clica para abrir ele, mas pode ser pulado, tem uma interface customizável, você pode usar ele como uma capa de som automotivom faz um scaneamento rápido, você pode definir quais áreas quer que seja feito o scan, tem uma ferramenta de proteção residente que nada mais é do que monitoramente de sua conexão com a internet, desde abertura de páginas, até possíveis tentativas de invasão.

Download da versão atualizada clique aqui

avast

Esses dois programas existem em versões pagas, que oferecem mais segurança, assim como o Norton Antivírus, que é o mais conhecido dos antivírus pagos. No próximo post sobre segurança na internet estarei escrevendo sobre outro tipo de programa para proteção do seu computador, os anti spywares e adwares

Internet, Navegadores

Mudando um pouco de assunto, já que nos primeiros posts escrevi somente sobre o sistema operacional Windows e suas funções básicas, um assunto que é interessante abordar já que todo iniciante em informática usa o seu computador basicamente para o uso da internet, estarei escrevendo sobre os navegadores , que nada mais são do que a janela de entrada para o mundo da internet, é por ele que você irá acessar seu email, perfil em comunidades, olhar seus sites preferidos e começar a descobrir tudo que acontece nesse mundo virtual.

Mozilla Firefox: o meu preferido, desde as primeiras versões comecei a usá-lo, interface totalmente personalizável, isso quer dizer que você pode deixar o visual da maneira que preferir, piorneiro na navegação em abas, abre as páginas ligeiramente mais rápido, como ponto negativo só o fato de algumas páginas não serem compátiveis com ele, mas baixando plugins, que são programas específicos para se rodar alguns aplicativos, tudo fica tranquilo.

Download da versão atualizada clique aqui


IE-Internet Explorer: O mais famoso dos navegadores, particularmente não uso ele a mais de dois anos, mas muita gente prefere, interface agradavel, menus de fácil acesso, a maioria dos sites é compátivel com ele sem a necessidade de instalação de plugins.

Donwload da versão atualizada clique aqui




Google Chrome: Esse é o mais novo navegador de internet, buscou inspiração nos seus concorrentes, navegação por abas, interface costumizável, rapidez na navegação. Usei ele poucas vezes.

Download da versão atualizada clique aqui

Esses são os três principais navegadores da atualidade, você que está começando agora no mundo da internet pode escolher qualquer , são as melhores opções que temos atualmente.

Navegar na internet é muito bom, mas com segurança, já que atravéz dela você pode trazer diversos problemas para o seu computador, nos próximos posts estarei escrevendo sobre esse tema, segurança na internet.

Básico sobre o Painel de Controle

No post de hoje vou dar uma enfase ao Painel de Controle, nele você encontra algumas funcionalidades importantes do Windows, não escreverei sobre todas, apenas mantendo o objetivo do blog estarei concentrando nos mais usados por quem começa a usar computadores, com o tempo provavelmente você irá aprender sobre cada uma delas de tanto “fuçar”.

Pra começar vou falar um pouco sobre o Adicionar ou Remover Programas, aqui como o próprio nome diz é onde você instala e desinstala programas, mas quando você realmente usará ela? Quando não conseguir desinstalar o programa pela pasta do próprio, alguns programas não desinstalam pela pasta que existe no menu iniciar, caso isso aconteça uma das opções é você abrir o adicionar ou remover programas e tentar fazer isso por aqui, dificilmente você usará essa área pra instalar programas já que todos os programas tem um instalador automático, então é mais para o caso de remover algum programa mesmo.

Central de Segurança:aqui você verifica o status do anti-virus, firewall e atualizações automáticas, “mas o status da minha central não sai do desativado, oque devo fazer?”, simples, você deve instalar um anti-virus, um firewall e sempre manter as atualizações automáticas ativadas em seu pc, num post futuro estarei abordando melhor esse tema.

Vídeo: nessa área ficam informações sobre o seu monitor, qual tema você quer usar, papel de parede na área de trabalho a aparência, que nada mais é do que o tamanho da fonte, ícones e também temos as configurações que é onde você poderá alterar o tamanho da visualização da tela, o esquema de cores que basicamente é a nitidez do que você vê na tela.

Com essas informações você já consegue se virar ai no teu pc, essas três áreas são as mais usadas ou mais importantes para o usuário iniciante. No próximo post escreverei sobre algumas funcionalidades do Windows que são muito úteis e podem resolver alguns problemas simples que possam aparecer no seu computador.


Botão Iniciar

Continuando a escrever sobre Windows, porque escolhi como tema o botão Inciar? Simples por ele você terá acesso as funções básicas como documentos salvos, programas, músicas, vídeos e a manutenção básica do teu computador. Como você já sabe o botão Iniciar fica ao lado esquerdo da tela, clicando nele abrirá uma aba que exibirá alguns atalhos como vocês podem ver na imagem logo abaixo. Falando sobre os atalhos mais importantes.

Meu Computador: Clicando nesse atalho você terá acesso aos discos locais do seu computador, o mais comum é o disco local C, que é onde ficam armazenadas informações importantes como: pastas de programas, pastas do Windows Obs: É comum quando começamos a usar o computador sem muito conhecimento ficarmos excluíndo pastas dessa área, não faça isso, algumas são muito importantes para o funcionamento correto do Windows.

Meus documentos: aqui é o lugar pra onde irá tudo que você salvar , a não ser que seja configurado de outra forma, nele também ficam as pastas, Meus Vídeos, Minhas Imagens,Minhas Músicas e Documentos Compartilhados, além de futuras pastas de outros programas que sejam instalados que não vejo necessidade de explicar detalhadamente, já que é bem intuitivo.

Painel de Controle:Aqui o usuário terá acesso a diversas funcionalidades do Windows como instalar/desinstalar programas, configuração de internet e outras ferramentas adminstrativas, num post futuro estarei escrevendo sobre os que são usados com mais frequência pelo usuário doméstico.



Conhecendo a Área de Trabalho do Windows

Depois que você abriu seu computador e já sentiu aquele cheiro de novo, liga a máquina e escuta todos aqueles sons que provavelmente irão ficar na sua mente por um bom tempo, você já da de cara com área de trabalho do Windows, basicamente é com ela que você terá contato pelo resto dos seus dias. O Windows é o sistema operacional e é ele quem controla muitos dos processos do seu computador, além dele temos o Linux, Mac OS, Ubutu só para citar alguns, mas você inciante deve estar usando Windows e é nele que iremos nos concentrar

Sendo o mais objetivo possível, a área em vermelho é chamada de barra de tarefa onde você irá encontrar o botão “Inciar” no canto esquerdo da tela, que te levará a outras partes do sistema operacional que veremos mais a frente, os programas que estarão aberto no momento e você pode alternar entre eles usando a seta do mouse ou usando teclas Ctrl+TAB e no lado esquero o relógio/calendário que você também usará muito principalmente quando já for altas horas da madrugada..rs além de alguns programas e processos que estão ativos no momento e que dificilmente você irá dar atenção a eles.

Na área em azul ficam os ícones de programas e ações que você julgue importantes, eu geralmente deixo os programas que mais uso como navegadores de internet, jogos, editor de texto.

Como resolver Smart card não sincronizado decoder NET

Se você tem um decoder NET é provável que isso já tenha acontecido ou venha acontecer no futuro, mensagens de smart card não sincronizado, ...