Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Rede wifi lenta, como resolver?


  • Funcionamento do wifi
Resolvi fazer um post sobre esse assunto devido aos inúmeros atendimentos técnicos que costumo fazer relacionados a lentidão na internet, trabalho para uma operadora de telefonia e essa é certamente a reclamação que mais gera chamados. Não pretendo entrar no mérito de qual operadora é pior ou melhor, devido a minha experiência na área posso dizer que, em termos de qualidade (ou falta dela, vai depender da experiência de cada usuário com cada operadora) posso garantir que as diferenças são mínimas. Dito isto, pretendo trazer experiências reais e que geralmente dão resultados. Em primeiro lugar irei mostrar o funcionamento básico de um roteador wi-fi:
O sinal de um roteador wifi funciona através de ondas de rádio eletromagnética, mas, oque é isso? Na verdade não vou me ater a parte técnica e complicada da coisa, basta saber que, por ser um sinal de ondas de rádio, tudo, absolutamente tudo, vai interferir no sinal wi-fi, luz de led, tv, micro-ondas, por isso é muito importante escolher bem o local onde ele será instalado. 
O mais indicado é na parte mais central da residência, porém, isso não garante que o sinal vá se propagar igualmente para todos os cômodos, locais que possuem banheiro no meio do caminho, espelhos grandes (daqueles que cobrem toda parede), cozinha, vão ter uma perda maior da potência do sinal isso já comprovei com testes e mais testes durante os atendimentos que fiz em 9 anos na área, assim como pavimentos que estejam entre algum tipo de laje, é inevitável. 
Se você morar em apartamento tem outro problema, e acredito que esse seja o causador da grande maioria dos problemas de lentidão de internet wi-fi, as outras redes ao redor. Recentemente fiz um atendimento onde a pessoa que mais reclamava de problemas de lentidão ficava em um quarto onde nas proximidades existiam mais de 20 redes wifi, saindo dessa parte do apartamento diminuía pela metade, então, não era uma coincidência a pessoa que mais reclamava, estar no local próximo de mais redes wi-fi dos vizinhos. Então, como resolver esses problemas?

  • Entendendo os causadores de interferência
Vou listar aqui os materiais que mais interferem na qualidade do sinal wi-fi;



Reparem que praticamente todos os materiais fazem parte de qualquer residência comum, a tabela mostra a interferência de forma individual, mas em qualquer lugar encontraremos mais de um material interagindo ao mesmo tempo com o sinal, uma parede de concreto e um armário por exemplo, ou uma parede de concreto e a tubulação do banheiro ou cozinha.
Isso quem diz são as próprias fabricantes dos equipamentos após vários testes, então não adianta ficar discutindo com o técnico que está apenas repassando uma informação baseado não só em treinamentos como na própria experiência de outros atendimentos, ninguém que entra na residência de um cliente é pago para mentir, muito menos tem a intenção de não resolver o problema.

  • Possíveis soluções

Se você mora em uma residência muito grande, e/ou com muitos andares, primeiro de tudo, coloque o roteador principal no ponto mais central (no caso de residências com mais de 1 piso, no local mais alto também), isso já comprovei na prática, quando o roteador está no local mais central, o sinal distribui melhor para várias pontos.
O segundo passo, caso o primeiro não tenha surtido  tanto efeito, ou caso você simplesmente tenha ficado com pontos cegos, é a instalação de um repetidor wifi ou o que acho até melhor, um outro roteador de preferência conectado via cabos, principalmente em casos onde o aparelho principal foi instalado na sala e no trajeto até os quartos existe banheiro, cozinha e por ai vai. Logo abaixo coloquei uma imagem explicativa do funcionamento do roteador em conjunto com um repetidor, aqui vale uma dica, coloque o repetidor em um local onde o sinal do roteador principal esteja chegando forte. Não adianta, usando o exemplo da imagem, você colocar o repetidor de sinal onde está o computador 1, porque ele estará "amplificando" um sinal fraco ou inexistente, dessa forma, você verá as barras de indicação de conexão completas, mas não conseguirá navegar, ou terá uma navegação deficiente.


Em condomínios de apartamentos o grande problema são os vários roteadores trabalhando na mesma frequência (2.4 GHz) e muitas vezes no mesmo canal, se você notar que de um dia para o outro, sua conexão por wi-fi começa a apresentar lentidão e falhas na navegação, pode ter certeza, algum vizinho (ou alguns), estão com roteadores trabalhando na mesma frequência e canal que o seu. Para evitar isso, o que costumo fazer é usar um aplicativo para Android, o Wi-fi Analyzer. Com esse aplicativo é possível visualizar as informações de potência de sinal e alcance do seu roteador e também informações das redes de seus vizinhos, sendo assim possível escolher a melhor forma de configurar sua rede wi-fi e evitar problemas de lentidão.

Wifi Analyzer: captura de tela

Outra forma de melhorar o sinal da sua rede, e que muita gente ignora porque acha que não resolve nada, é de tempos em tempos dar um boot no aparelho, retirar da energia elétrica.
Esse post trata exclusivamente de problemas com internet sem fio, futuramente irei fazer outros com os maiores causadores de lentidão na internet como um todo, excluindo os problemas de redes wi-fi.


  • Ajude o blog
Se as informações do post foram úteis de alguma forma deixe um comentário, você estará ajudando o blog e outras pessoas a encontrarem a solução para o mesmo problema.

Nenhum comentário:

Como resolver Smart card não sincronizado decoder NET

Se você tem um decoder NET é provável que isso já tenha acontecido ou venha acontecer no futuro, mensagens de smart card não sincronizado, ...